SisTHA
Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas
sistha.com.br
Usuário
Senha
» Criar cadastro
Importância do aparelho auditivo  
Esse conteúdo foi útil?
Sim   Não
O aparelho auditivo não pode trazer de volta a sua audição como ela era, mas pode ajudá-lo a ouvir melhor. O aparelho auditivo amplifica (aumenta) o som e faz você ouvir os sons que você deixou de ouvir há anos. Como exemplo, sons do dia a dia, como um relógio, o toque do telefone, água gotejando, a televisão, o carro, as vozes das crianças, música, portas batendo, entre outros.

Assista ao vídeo sobre a importância do uso do aparelho auditivo.

Vídeo - Importância do aparelho auditivo



Vídeo: Blasca WQ e Campos K (2010).

Ouvir com a ajuda do aparelho auditivo requer um período inicial de adaptação, para acostumar com seu uso. A pessoa que usa o aparelho auditivo (usuário) deve se adaptar a ouvir novamente. Vários usuários sentem muita dificuldade para se acostumar a usar o aparelho auditivo neste período, por isso deve ter muita paciência e vontade de reaprender a ouvir.

Você que faz parte da família do usuário de aparelho auditivo deve participar do período de adaptação ao uso incentivando o usuário a usar o aparelho diariamente. No entanto, você precisa ter cuidado para não falar em voz alta ou fazer barulhos para testar se o usuário está ou não ouvindo. Esse tipo de atitude pode incomodar fazendo com que o usuário deixe de usar o aparelho auditivo.

Ter paciência é extremamente importante nos primeiros dias tanto para o usuário como para a família. Lembre-se que, da mesma forma que uma perda auditiva pode acontecer aos poucos, também pode demorar um tempo para você acostumar com os sons proporcionados pelo aparelho auditivo.

Você sabe qual é o tempo que deve ser usado o aparelho auditivo diariamente?

O tempo de uso do aparelho auditivo deve ser de acordo com cada indivíduo. Quem irá orientá-lo será o fonoaudiólogo especialista que colocou o seu aparelho auditivo. Por isso a progressão do número de horas não é estipulada para todos igualmente. Cada usuário juntamente com o seu fonoaudiólogo define como será o tempo de uso do aparelho auditivo de acordo com a sua vida diária, o conforto, motivação e aceitação.

É importante lembrar que inicialmente o aparelho auditivo deve ser usado em ambientes silenciosos. O barulho (ruído ambiental) e as horas de uso devem ser progressivamente aumentados de acordo com orientações feitas pelo seu fonoaudiólogo.
O conteúdo dessa página web foi atualizado em 25/04/2014.
Responsável técnico: Simone Virginia Vitti, fonoaudióloga.
» Voltar para a página inicial


© 2014 SisTHA Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas. UNIFESP, USP. Acesso em 17/12/2017 às 15:31 @ Windows/200.144.93.238. Visitas #1337.
Grupo de Pesquisa
Saude 360o
saude360.com.br
Pós-graduação
UNIFESP Escola Paulista de Medicina
Gestão e Informática em Saúde
Coparticipação

Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
Apoio Financeiro
    
FAPESP 2012/05410-0    Universal 480905/2011-8