SisTHA
Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas
sistha.com.br
Usuário
Senha
» Criar cadastro
Fisiologia da audição  
Esse conteúdo foi útil?
Sim   Não
A audição é um dos nossos cinco sentidos.
Você sabia que OUVIR é a capacidade de perceber e compreender o mundo sonoro?
Mas, o que é o mundo sonoro?

O mundo sonoro é constituído por sons, agradáveis ou não, que estão à nossa volta. Por exemplo, sons de passarinhos, campainha, descarga, trovão, chuva, buzina do carro, passos, pessoas falando, entre muitos outros, constituem nosso mundo sonoro. São muitos sons diferentes e de intensidades variadas (alto, baixo, médio). Alguns sons são prazerosos de ouvir enquanto outros causam desconforto.

Agora, neste momento, qual o som que faz você lembrar de algo bom, que lhe transmitiu ou transmite conforto, sensação de alegria quando o escuta? Pode ser uma lembrança de uma música, o som da voz da mulher amada ou do marido que acaba de chegar em casa, ou mesmo do filho dizendo "mamãe!". Reflita: qual som lhe transmite conforto?

É o poder de ouvir que nos proporciona escutar e estar atentos a esses sons que nos rodeiam, que nos encantam ou desencantam. A audição nos propícia reconhecer e compreender a fala. É essencial para podermos cumprir nosso papel de comunicadores perante a sociedade, frente aos nossos amigos e familiares.

Assista ao vídeo abaixo para compreender mais sobre como funciona a transmissão do som pela nossa orelha.

Vídeo - Transmissão do Som



Vídeo realizado pelo Grupo HRAC-USP/Divisão da Saúde Auditiva em parceria com Projeto Homem Virtual. Responsável: Blasca,WQ (2009). Fonte: YouTube.

O ouvido externo, ou "orelha externa", é composto pelo pavilhão auricular e pelo conduto auditivo externo (meato acústico externo). Esses elementos captam e amplificam (aumentam) os sons que chegam do ambiente até a nossa orelha e os conduzem à membrana timpânica, também chamada de tímpano. Quando o som chega ao tímpano faz ele vibrar como a pele de um tambor. Esta membrana é responsável por transmitir o som ao ouvido médio ou "orelha média".

As vibrações do tímpano são transmitidas para os três menores ossos do corpo humano: o martelo, a bigorna e o estribo. Esses três ossos são localizados no ouvido médio ou "orelha média".

A orelha média apresenta um sistema de alavanca natural que protege a nossa audição quando exposta aos sons muito altos e é a orelha média que transmite os sons para o ouvido interno ou "orelha interna".

No ouvido interno encontra-se a cóclea que é o principal órgão da audição. Dentro da cóclea, que se parece a um caracol, existem milhares de células que são responsáveis por “perceber” o som e enviá-lo ao nervo auditivo. As ondas sonoras (som) são transformadas em estímulos nervosos e conduzidas ao cérebro. A partir da cóclea o som caminhará pela via auditiva passando por várias partes do sistema auditivo até chegar ao córtex auditivo (cérebro).

Podemos dizer que no momento em que entendemos a palavra ouvida é porque o som chegou ao cérebro.

Qualquer alteração em uma das partes do ouvido poderá prejudicar a audição diminuindo a capacidade para ouvir os sons do ambiente como: a chuva, cachorro latindo, carros em movimento e também pode prejudicar a compreensão da fala.

Abaixo segue um áudio para você ouvir. Esse áudio consiste de um tom puro (um apito), longo, em uma frequência única (tom puro de 1000Hz). Também pode observar uma figura, com animação gráfica, a qual mostra a transmissão do som pela orelha externa, média e interna. Abaixo segue uma legenda para as partes que compõem o sistema auditivo. Ao ouvir esse apito, é exatamente esse tipo de caminho que o som faz até você compreendê-lo.

ÁUDIO - tom puro de 1000Hz

Figura - Componentes da Orelha

Imagem retirada de http://www.amigosdaaudicao.com.br.
Legenda:

ORELHA EXTERNA
1. Meato acústico externo (conduto auditivo externo)
2. Membrana timpânica

ORELHA MÉDIA
3. Martelo
4. Bigorna
5. Estribo
6. Janela redonda
7. Tuba auditiva

ORELHA INTERNA
8. Cóclea
9. Nervo auditivo
O conteúdo dessa página web foi atualizado em 14/10/2014.
Responsável técnico: Simone Virginia Vitti, fonoaudióloga.
» Voltar para a página inicial


© 2014 SisTHA Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas. UNIFESP, USP. Acesso em 17/12/2017 às 15:29 @ Windows/200.144.93.238. Visitas #2715.
Grupo de Pesquisa
Saude 360o
saude360.com.br
Pós-graduação
UNIFESP Escola Paulista de Medicina
Gestão e Informática em Saúde
Coparticipação

Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
Apoio Financeiro
    
FAPESP 2012/05410-0    Universal 480905/2011-8