SisTHA
Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas
sistha.com.br
Usuário
Senha
» Criar cadastro
Sobre esse portal  
Esse conteúdo foi útil?
Sim   Não
O Portal SisTHA foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar a todos usuários de aparelho auditivo, também conhecido como aparelho de amplificação sonora individual (AASI), sobre assuntos relacionados à saúde auditiva. Fez parte de um estudo de doutorado da fonoaudióloga Simone Virginia Vitti, Dra., cujo propósito é oferecer um treinamento das habilidades auditivas para os usuários de aparelho auditivo que possa ser acessado via internet de qualquer lugar.
Os resultados desse estudo de doutorado, concluiu que os sujeitos que realizaram o treinamento auditivo apresentaram melhora das habilidades auditivas treinadas, diminuição significativa da restrição de participação nos aspectos sociais e emocionais ocasionados pela perda auditiva e adesão ao uso do aparelho auditivo.

Sabe-se que a deficiência auditiva é uma das principais deficiências sensoriais que acomete o indivíduo podendo prejudicar a comunicação e até mesmo interferir no desempenho pleno social no ambiente familiar, profissional e lazer. A privação sensorial causada pela perda auditiva faz com que o adulto e o idoso diminuam gradativamente o seu contato social, promovendo alterações emocionais muitas vezes devastadoras, gerando efeitos negativos em sua vida diária, como:

• redução na percepção de fala (dificuldade em ouvir) e
• dificuldade em situações de escuta como alertas e defesa.

Assim, pensando no usuário do aparelho auditivo e suas dificuldades consideramos relevante construir um portal web que ofereça:

• informações sobre a saúde auditiva quanto à fisiologia do sistema auditivo, perda auditiva, aparelho auditivo e estratégias de comunicação;
• treinamento das habilidades auditivas individualmente para auxiliar esse indivíduo em reaprender a ouvir com o auxilio do aparelho auditivo.

Esse portal foi desenvolvido a partir de uma base de áudios, imagens e textos adequados ao perfil desses usuários. Foram gravadas vozes de 12 indivíduos, homens e mulheres, com idade entre 9 e 70 anos, com sotaques diferentes, e também situações cotidianas de ruídos e barulhos. Utilizamos o software gratuito Audacity (audacity.sourceforge.net) para gravação e tratamento dos áudios. Alguns desses áudios foram comprados na Sony Pictures Sound (sonycreativesoftware.com) e outros compilados de páginas web de notícias (brasil.gov.br/home-1/ultimos-audios).

Parte das imagens usadas nesse portal foram doadas pelo Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP-Bauru/SP pela Profa. Dra. Wanderléia Q. Blasca, parceira oficial desse projeto. Outras imagens, de uso livre, foram selecionadas para esse portal e algumas outras imagens utilizadas no treinamento auditivo foram compradas no portal Dreamstime (dreamstime.com) ou produzidas pela pesquisadora Dra Simone Vitti.

Agradecemos seu interesse e paciência e pedimos gentilmente que você entre em contato conosco caso identifique conteúdo ou formato que possam ser melhorados.

O projeto de doutorado da Dra Simone Virginia Vitti, que suporta o Portal SisTHA, teve apoio financeiro por meio de uma bolsa de doutorado da FAPESP 2012/05410-0 e também de um edital CNPq Universal 480905/2011-8 em nome da Profa. Dra. Wanderléia Quinhoneiro Blasca. Nossos agradecimentos aos órgãos de fomento à pesquisa acadêmica que nos apoiaram, às nossas instituições e aos demais participantes desse projeto por todo o apoio.

Agradecemos sua visita!
O conteúdo dessa página web foi atualizado em 25/04/2014.
Responsável técnico: Simone Virginia Vitti, fonoaudióloga.
» Voltar para a página inicial


© 2014 SisTHA Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas. UNIFESP, USP. Acesso em 17/12/2017 às 15:34 @ Windows/200.144.93.238. Visitas #1007.
Grupo de Pesquisa
Saude 360o
saude360.com.br
Pós-graduação
UNIFESP Escola Paulista de Medicina
Gestão e Informática em Saúde
Coparticipação

Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
Apoio Financeiro
    
FAPESP 2012/05410-0    Universal 480905/2011-8